Fui demitida hoje!
- Camila Andrea Braga
- 1 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Nunca tinha sido demitida na vida! Desde os meus 19 anos emendei um trabalho no outro e nunca fiquei parada. Nunca imaginei que teria tanto orgulho em ser demitida!
Sou bisneta de seringueiro, neta de telegrafista, e filha de uma guerreira que só Deus explica as vitórias, porque a psicologia e a estatística não conseguem justificar tantos obstáculos vencidos. Descendo de gente acostumada a trabalhar, trabalhar muito, trabalhar bem e trabalhar SEMPRE. Então sempre trabalhei.
Aprendi que todo trabalho é digno, não importa o setor ou vestimenta, e que o importante não é COM O que se trabalha, mas COMO se trabalha.
Essa demissão foi, pra mim, o atestado de que estou fazendo o que me propus a viver.
Quantas vezes na vida ouvimos ou falamos "Eu jamais faria isso...", "Ah, se fosse comigo...", "Comigo isso não aconteceria...", "Eu no lugar dela...". Enchemos o peito para falar mas cruzamos os dedos atrás das costas para que nunca tenhamos que ser provados. Mas a provação vem.
A ocasião chega. Pode ser a oportunidade de dizer: "Não vou fazer", "Não vou assinar", "Não". Ou pode ser só A OPORTUNIDADE, então é melhor ficar calado, ou assentir. As oportunidades de ser honrado e digno são diárias, não tão bem remuneradas, mas abundantes. Poucos, no entanto, optam por elas.
Passaram pela minha vida muitas pessoas dignas, fortes, honestas e corajosas, as da minha estirpe e outras que somente tive a sorte de passarem pelo meu caminho. Gente que levou muito mais pancada, e muito mais fortes do que esta, sem se envergar. Gente que, apesar das adversidades e das perseguições, "Fez o seu papel, e isso bastou".
Tenho consciência que meu trabalho é ser boa, é ser competente, é entregar. O que é muito mais difícil do que ser agradável, passiva, aduladora, mas também menos eficiente em ambientes doentios com pessoas vaidosas.
Há algum tempo li um texto que dizia "A vida acontece do lado de fora da catraca". Concordo. Você tem a sua vida pessoal e a sua vida profissional, as vezes delimitadas, as vezes invasivas, as vezes estanques, mas o seu CARÁTER, esse transita com você, não importa aonde vá.
Prefiro ser demitida pelos motivos certos, do que promovida pelos outros motivos. Vivo pelo que me faz crescer sem me apodrecer. Minha força de trabalho tem um preço, minha honradez não.
Saio com a cabeça erguida sabendo que não distratei ninguém por conta do cargo (apesar de por vezes ter sido orientada em sentido contrário), que fiz meu trabalho com honestidade, que não fiz o que me violava enquanto cristã e cidadã, que trabalhei todos os meus dias de trabalho com respeito, que este é mais um tijolo na construção da minha carreira.
Tenho orgulho por manter meus valores, tenho orgulho de agir conforme meus princípios, tenho orgulho de viver de acordo com o que minha mãe me ensinou, tenho orgulho de que meus exemplos possam admirar quem me tornei, tenho orgulho de ter força para me opor, tenho orgulho do meu trabalho, tenho orgulho de ter sido demitida hoje!
Commentaires